Tutores de animais, protetores independentes, organizações da sociedade civil e profissionais veterinários do DF têm até 17 de maio de 2026 para enviar contribuições à Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) sobre o Serviço Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep).

Segundo publicação da Agência Brasília, a consulta foi aberta na sexta-feira, 8 de maio de 2026, e ficará disponível até 17 de maio de 2026. O envio das sugestões deverá ser feito por formulário eletrônico.

O formulário aborda temas como prioridades de atendimento, formas de agendamento, acesso da população aos serviços e medidas para aprimorar o funcionamento do Hvep. As respostas servirão para orientar mudanças operacionais e a ampliação do atendimento veterinário público e gratuito oferecido à população.

As contribuições recebidas serão usadas para elaborar um novo modelo de execução dos serviços do Hvep. Com base nesse modelo, será realizado um chamamento público para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que ficará responsável pela gestão dos serviços veterinários públicos.

Na prática, as sugestões devem ajudar a definir prioridades de atendimento, formas de agendamento e ações para facilitar o acesso da população aos serviços gratuitos do Hvep. Podem participar todos os interessados na proteção animal no DF, incluindo tutores, protetores, organizações e profissionais da área.

O envio é feito por formulário eletrônico; o endereço do formulário não foi informado na divulgação oficial.